
O CRUZEIRO
O “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal” pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da mítica “Barca de Pedra” que terá transportado o corpo do Apóstolo Santiago até à Galiza, navegando entre os locais que estão historicamente associados ao culto e à Ordem de Santiago – os Portos de ligação forte com Santiago!
O Cruzeiro Inaugural em 2022 terá início em Vila Real de Santo António a 28 de maio e término no dia 13 de junho em Santiago de Compostela, a percorrer aproximadamente 500 milhas náuticas e cerca de 12 km a pé.


Região do Algarve
O cruzeiro inaugural terá início no porto de Vila Real de Santo António, pertencente à Estação Náutica do Baixo Guadiana, terá nesse primeiro percurso pela Região do Algarve, aproximadamente 144 milhas náuticas com paragem na Marina de Vilamoura, e no Porto de Lagos que pertence à Estação Náutica de Lagos.
Devido às condições e serviços que oferecem, à forte ligação histórica com Santiago e tendo sido antigos portos romanos, são considerados "Portos de Santiago" os portos de Castro Marim, de Faro e de Lagos.
Região do Alentejo
O cruzeiro inaugural seguirá a navegar pela costa da Região do Alentejo com paragem no Porto de Sines, pertencente à Estação Náutica de Sines, aproximadamente de 49 milhas náuticas de navegação entre o Porto de Lagos e Sines.
Devido às condições e serviços que oferecem, à forte ligação histórica com Santiago e tendo sido antigos portos romanos, são considerados "Portos de Santiago" os portos de Mértola e de Sines.



Região de Lisboa & Vale do Tejo
Na Região de Lisboa & Vale do Tejo terá aproximadamente 45 milhas náuticas com paragem prevista no Porto de Cascais, pertencente à Estação Náutica do Litoral de Cascais e/ou no Porto de Lisboa.
Devido às condições e serviços que oferecem, à forte ligação histórica com Santiago e tendo sido antigos portos romanos, são considerados "Portos de Santiago" o Porto de Setúbal e o Porto de Lisboa.

Região do Centro
O cruzeiro inaugural na Região Centro contará com a paragem no Porto de Peniche pertencente à Estação Náutica do Oeste e Porto de Figueira da Foz.
Devido às condições e serviços que oferecem, à forte ligação histórica com Santiago e tendo alguns sido antigos portos romanos, são considerados "Portos de Santiago" o Porto de
Peniche, o Porto de Nazaré e o Porto de Figueira da Foz.



Região Porto & Norte
O cruzeiro inaugural na região Porto & Norte, com destino a Estação de Padrón em Espanha, com paragem em Leixões, pertencente à Estação Náutica de Matosinhos e no Porto de Viana do Castelo pertencente à Estação Náutica do Alto Minho, em Baiona / V. Garcia de Arousa até o destino final em Padrón.
Devido às condições e serviços que oferecem, à forte ligação histórica com Santiago e tendo sido antigos portos romanos, são considerados "Portos de Santiago" o Porto de Matosinhos e o Porto de Viana do Castelo.